Descubra a apaixonante história da arte, além da vida e da obra dos principais artistas
Indicado para todas as idades
Um dos livros HQ’s mais legais e completos sobre a história da arte chega ao catálogo da L&PM em dois volumes. O primeiro abrange o período da pré-história até o Renascimento e o segundo volume do Renascimento à arte moderna.
História da arte em quadrinhos – Volume 1
Este graphic novel aborda não apenas as principais formas de arte e artistas da pré-história e da antiguidade, mas também explica como essas obras foram criadas, por meio de técnicas e materiais, numa jornada fascinante pelo tempo e pelo espaço.
No planeta Terra, a arte está em toda parte. Onde há gente, há arte. As atividades artísticas humanas mais antigas de que temos notícias datam de 75 mil anos atrás, evidenciadas por ferramentas artesanais. É aí que começa a jornada proposta por este livro, tão fascinante para jovens quanto para adultos.
Em seguida, ainda na Idade da Pedra, vieram as pinturas parietais (de “parede”), ou pinturas rupestres, encontradas em cavernas do mundo todo. Seguiram-se construções como Stonehenge, o templo de Uruk, na antiga Suméria, o surgimento da escrita, a porta de Ishtar (na antiga Babilônia), a arte egípcia, os incríveis vasos e urnas gregas, com sua inovadora noção de movimento das figuras retratadas, as estátuas e frisas de Fídias, o maior escultor da Grécia antiga, do qual hoje pouco resta.
O leitor verá também exemplos da arte romana – muitos dos quais foram preservados pela erupção do vulcão Vesúvio –, monumentos orientais, como o templo de Hagia Sofia, em Constantinopla (atual Istambul), os livros copiados à mão da Idade Média, decorados com iluminuras folheadas a ouro e encadernados com pedras preciosas (quando o dono podia pagar), a novidade dos vitrais coloridos, o surgimento da imprensa por Gutenberg, no século XV, e o princípio do Renascimento.
História da arte em quadrinhos – Volume 2
O segundo volume recolocou o ser humano no centro de tudo para contar aos leitores o desenvolvimento da arte ocidental nos últimos seis séculos. Acompanhando as mudanças sociais e culturais, vemos como os italianos do quattrocento transformaram a maneira de retratar figuras humanas, lançando mão do estudo de cadáveres para melhor conhecer sua anatomia.
Em meados do século XIX, uma invenção dá uma nova guinada na história da arte: a tinta em tubo, que não precisa ser preparada com ingredientes perecíveis, dispensa os pintores de trabalhar com assistentes e lhes confere mobilidade – fica mais fácil pintar fora do estúdio, sobretudo ao ar livre. Também o advento da fotografia passa a influenciar as artes. Na segunda metade do século XIX, Monet, com seu Impressão, nascer do sol, marca o início do impressionismo, movimento que mudou a forma como as pessoas apreciam quadros.
Surgem os marchands. Cézanne torna-se o mestre da natureza morta, e Van Gogh reinventa a pintura com obras que estão, hoje, entre as mais amadas e caras do mundo. Kandinsky marca o início da arte abstrata. Na Paris que é o centro da vanguarda artística no início do século XX, Picasso deslancha sua prolífica, longa e genial carreira, e com Georges Braque decompõe a realidade tal qual a conhecíamos, criando o cubismo; Marcel Duchamp confunde o próprio conceito de arte.
A psicanálise e a descoberta do inconsciente são o pano de fundo do dadaísmo e do surrealismo. Cada vez mais a arte se democratiza. Lichtenstein e Andy Warhol se valem da linguagem publicitária para inventar a pop art. Artistas urbanos tomam as ruas, sobretudo com o grafite, ao mesmo tempo em que as instalações ganham espaço. Esta fascinante história é contada com todas as melhores possibilidades dos quadrinhos, para curiosos de todas as idades.
IMPORTANTE: Inclui um glossário com termos técnicos e um dossiê com reproduções das principais obras que aparecem ao longo da história em quadrinhos.