O filósofo suíço Alain de Botton esteve no Brasil em novembro e se encantou pelo Rio de Janeiro. Mas não da forma convencional, como a maioria dos turistas que visita as praias ou o Cristo Redentor. O autor de Ensaios de Amor preferiu um roteiro alternativo e foi até o Complexo do Alemão, pacificado há um ano. Lá, ele conheceu uma realidade totalmente nova e teve certeza de ter encontrado o lugar ideal para instalar a filial brasileira da School of Life, criada por ele em 2008 com sede Londres.
A School of Life de Alain de Botton tem um objetivo ambicioso: mudar o mundo! Só que por um caminho diferente dos que já tentamos como a política, a arte ou a guerra. Na School of Life, mudar o mundo significa mudar o seu próprio mundo, por meio de “aulas” com temas que vão de “como ser cool” até “como dosar trabalho e vida”, passando por “como fazer o amor durar”. A proposta é simplificar as lições da filosofia e trazê-las para a vida das pessoas.
Segundo Botton, a filial que será instalada no Complexo do Alemão tem uma missão especial: “Além de ser importante para os moradores da comunidade, que estão mudando os paradigmas da própria vida depois desta retomada do controle, seria uma forma de fazer com que as pessoas de outras zonas da cidade viessem para cá, conhecessem este lado da cidade”, disse ele em entrevista ao Jornal O Globo.
E por falar em filosofia, este ano chega mais um livro de Alain de Botton à Coleção L&PM Pocket: Consolações da filosofia, com lançamento previsto para maio.