Com o lançamento da nova “Enciclopédia dos Quadrinhos“, de Goida e André Kleinert, o Blog L&PM publicará, nos domingos, um verbete do livro. O de hoje é o japonês Hayao Miyazaki (1941)
O grande público brasileiro conhecia Hayao Miyazaki pelos desenhos animados de longa-metragem A viagem de Chihiro (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2003) e O castelo animado. Antes desses, ele já havia trabalhado em Heidi, Dos Apeninos aos Andes, Ana dos cabelos ruivos e Conan – O garoto do futuro, onde debutou como diretor, Lupin III e Sherlock Holmes. Paralela a essa carreira, cultivou o mangá, a partir de 1969, com O povo do deserto e O gato de botas. Sua consagração nas HQs veio com Nausicäa, que foi publicada pela Conrad (em sete volumes). A ação se passa num futuro distante, mil anos depois de um cataclismo chamado Sete Dias de Fogo. O desenhista francês Jean Giraud (veja em G) afirmou que Nausicäa é o seu mangá preferido.
Hayao Miyazaki, Osamu Tezuka, Akira Toriyama, Go Nagai, Shotaro Ishinomori estes mangakas foram os responsaveis pelos mangas serem conhecidos mundialmente.
Uma pena que nenhuma editora no Brasil tenha interesse em publicar mais obras destes senhores.
A L&PM deveria aproveitar e trazer alguns titulos do Tezuka ou Miyazaki as vendas sem dúvida seriam satisfatórias.
Abraços
Uma correção: a Conrad publicou Nausicäa apenas até o quinto volume – os demais continuam inéditos em português.