Franz Kafka nasceu em Praga no dia 3 de julho de 1883, mas sua presença ainda permanece em muitos dos lugares da capital tcheca. A casa onde ele veio ao mundo, por exemplo, virou museu. E os cafés frequentados por ele seguem de pé. Por isso, se você for a Praga, não deixe de visitar Kafka. Ele merece.
Casa Kafka – A casa em que Kafka nasceu é agora um pequeno museu que exibe fotografias do escritor, de sua família e da Praga do começo do século 20. Fica na Franze Kafky Námestí, 5 (ao lado da Igreja de São Nicolau da Cidade Velha).
Palácio Kinsky e Kafka Bookstore – Entre 1893 e 1901, Kafka estudou no belo palácio cor-de-rosa localizado no número 12 da Praça da Cidade Velha. Anos mais tarde, seu pai teve uma loja, a Haberdashery Shop num anexo do palácio que atualmente é uma livraria, a Kafka Bookstore, cujas prateleiras exibem as principais obras do escritor.
Casa do Carneiro de Pedra – Também conhecida como Casa do Unicórnio. Fica na Praça da Cidade Velha e possui um emblema de pedra estampado na fachada. Nesse local, Kafka frequentava a roda literária da amante das artes Berta Fanta. Esses encontros teriam sido determinantes para ele.
Viela Dourada – É uma pequena rua de casinhas coloridas, localizada dentro do complexo do Castelo de Praga e é preciso pagar para entrar. No prédio azul de número 22 morava Ottla, uma das irmãs de Kafka, com quem o escritor viveu por algum tempo, entre 1916 e 1917. A Viela Dourada ganhou esse nome porque ali viveram ourives do rei no século 17. Depois de anos de decadência, a viela foi restaurada e hoje abriga lojinhas de souvenir.
Gran Cafe Praha – Um charmoso café em frente ao Relógio Astronômico. Era frequentado por Kafka e já teve o nome de Café Milena em homenagem ao primeiro amor do escritor, Milena Jesenska. Tem mesas na calçada e fica no número 22 da Praça da Cidade Velha.
Estátua de Kafka – Inaugurada em 2003, ela está localizada na frente da Sinagoga Espanhola. Na obra, Kafka aparece sobre os ombros de uma pessoa sem cabeça, o que é um tanto curioso. Fica na Vezenská, 1.
Túmulo de Kafka – Kafka morreu devido a complicações da tuberculose em 1924, num sanatório na Áustria, mas foi enterrado em Praga. Seu túmulo está no cemitério de Zizkov.
Estátua Franz Kafka
Ela fica no quarteirão judeu e representa duas de suas obras. O homem sem cabeça aparece no conto “Descrição de uma Luta” (Description of a Struggle) e, no pé da estátua, há essa base ovalada e alguns desenhos no chão que remetem à uma barata, tal qual em “Metamorfose” (Metamorphosis).
E quem está sentado nos ombros do outro, de chapéu, é o próprio Franz Kafka.