A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, abre neste sábado, 18 de janeiro, a exposição “Franz Kafka e Praga”, que traz oito painéis biográficos do escritor tcheco (1883-1924), autor das obras A Metamorfose e O Processo. A mostra tem curadoria do Consulado Geral da República Tcheca e patrocínio da empresa brasileira BBZ. A exposição ficará em cartaz até 22 de fevereiro.
A exposição lembra os 130 anos do nascimento de Franz Kafka. As reproduções de fotos revelam diversos momentos de sua trajetória, desde a infância até seus últimos dias no sanatório. São mostradas imagens de lugares importantes de sua vida, de sua família e também de seus amores: Felice Bauer, Julie Wohryzek, Milena Jesenská e Dora Diamant.
Também figuram nos painéis capas das primeiras edições de seus livros, manuscritos e vários documentos. Cada painel é introduzido por um breve texto do próprio Kafka relacionado a algum momento de sua vida.
Palestra
Na data de abertura da exposição, dia 18, às 15h, o professor Helmut Galle dará uma palestra sobre Kafka e sua obra. Galle é graduado e doutorado pela Universidade Livre de Berlim e livre-docente em literatura alemã pela USP. Um de seus mais recentes trabalhos editados é o livro Fausto e a América Latina, do qual é organizador.
A Casa Guilherme de Almeida é administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.
Serviço:
Exposição Franz Kafka e Praga
De 18 de janeiro a 22 de fevereiro
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br