Entrevista com o capista de Agatha Christie

Além de ser um dos mais famosos títulos da Rainha do Crime, Assassinato no Expresso Oriente – um dos mais recentes lançamentos da Série Agatha Christie L&PM – é também o livro favorito do ilustrador britânico David Wardle, responsável pela criação das capas. O padrão gráfico, com um design meio retrô, já ficou conhecido pelos fãs de Agatha Christie.

David criou as capas para a HarperCollins, editora que publica Agatha Christie em pocket na Inglaterra. Elas foram compradas pela L&PM Editores e agora chamam a atenção por aqui. Conversamos por e-mail com David para saber como este trabalho começou e qual a sua capa favorita. A preferida do artista – A Mansão Hollow, acaba de ser lançada na Coleção L&PM POCKET, que já conta com 60 títulos da autora.

david_wardle

David e sua esposa (foto) são fundadores da Bold & Noble, uma empresa de criação.

L&PM: Quando você começou a desenhar as capas dos livros de Agatha Christie?

David: Eu comecei a trabalhar para a HarperCollins assim que saí da Universidade. Trabalhei por seis anos com uma ampla gama de capas, fazendo parte do time “da casa”. Antes de virar freelancer, mudei-me para outra editora. Alguns anos depois de ter virado free, a HarperCollins ligou-me perguntando se eu estaria interessado em fazer as capas da metade dos títulos de Agatha Christie que eles tinham no catálogo.

L&PM: Quantas capas de livros da Agatha você já criou?

David: No total, trabalhei em aproximadamente 45 títulos da autora. Eu já havia trabalhado em brandings para os títulos da Agatha Christie quando ainda estava na HarperCollins, mas eram projetos menores de dois ou três títulos, edições especiais e de aniversário.

L&PM: Você tem alguma capa favorita?

David: Minha favorita é The Hollow.

L&PM: Você certamente leu os livros antes de fazer o design das capas. Você tem algum título favorito?

David: Acho que o meu livro favorito é o clássico Assassinato no Expresso do Oriente.

L&PM:  Você já era um leitor e/ou fã dos livros da Agatha antes de ser contratado para fazer as capas?

David: Não me descreveria como um grande fã, mas sempre estive bem ciente dos livros e das inúmeras adaptações feitas para TV e cinema. Eu também estava bem atento às fantásticas capas feitas para a primeira edição dos livros da Agatha Christie.

L&PM: Você teve alguma inspiração especial para criar o design dessas capas?

David: Eu gosto muito de antigos cartazes ferroviários e pôsteres undergrounds dos anos 1950, que eram muito populares aqui no Reino Unido. Ilustrações de pessoas como Walter Spadberry.

preferidas_capista_agatha

 

Uma ideia sobre “Entrevista com o capista de Agatha Christie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *