E eis que, para nossa surpresa, um livro da Coleção L&PM Pocket apareceu com destaque no último capítulo da novela das seis da Globo, “Sete Vidas”, que foi ao ar na sexta-feira passada, 10 de julho. O personagem Felipe, vivido pelo ator argentino Michel Noher, que está na África, manda uma mensagem para a família. Ele lê um trecho do pocket que foi o número 2 da coleção L&PM: POESIAS de Fernando Pessoa.
O rapaz lê trechos do texto “Palavras de Pórtico”, que está na abertura do livro. Quem quiser assistir à cena, pode clicar aqui e ir até a página da Globo (lá o capítulo está dividido em partes, esta cena está no terceiro vídeo, de cima para baixo).
E aqui o texto integral de “Palavras de Pórtico”:
NAVEGADORES ANTIGOS tinham uma frase gloriosa: “Navegar é preciso; viver não é preciso.”
Quero para mim o espírito dessa frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
Fernando Pessoa no último capítulo da novela das seis foi uma obra-prima de atuação, com sua presença magnética e expressões cativantes que trouxeram profundidade e emoção à trama. Sua habilidade em dar vida ao personagem foi verdadeiramente impressionante e um testemunho de sua destreza como ator.