Por Paula Taitelbaum*
Sou um gênio. Tive uma ideia de roteiro para um filme. Vou vender para Hollywood. Não, pensando bem, vou oferecer a Woody Allen. De graça. O storyline é o seguinte: a moça vai visitar a National Portrait Gallery, em Londres, e, de repente, todos os escritores que estão nas telas, pintados em diferentes épocas, ganham vida e se misturam. Como assim isso não passa de um misto de “Uma noite no museu” com “Meia noite em Paris”? Ok, você venceu, sou um fracasso como roteirista…
Brincadeiras à parte, esta ideia é meio inevitável quando se visita a National Portrait Gallery, um museu único e exclusivamente dedicado a retratos. Lá, estão os originais de muitas das imagens que conhecemos – e outras que não são tão populares assim. Telas com imagens de Shakespeare, das irmãs Brontë, de Robert Louis Stevenson, de Jane Austen, de Charles Dickens, de Lord Byron, de Jonathan Swift. As fotos (e não as reproduções) de Oscar Wilde, Edgar Allan Poe, Virginia Woolf, James Joyce, Beatrix Potter… Imagina se eles se descolassem dali!
Só os escritores entrariam no meu filme, mas claro que não são apenas eles que estão pelas paredes. Há reis, rainhas, nobres, pintores, músicos, políticos, celebridades, cientistas (o portrait de Darwin é impressionante!), inventores, roqueiros e ricos das mais variadas espécies. Há pinceladas de todos os famosos que o Reino Unido já viu e produziu.
Vá a Londres, visite a National Portrait Gallery. E depois me diga se o meu roteiro, mesmo que óbvio, não seria um sucesso…
*Paula Taitelbaum e Eduardo Bueno visitaram a National Portrait Gallery no final de junho.
Paula,
sucesso total!
estava eu aqui rolando a barra do browswr e pensando, será possível que esta criatura não tirou uma foto com Jane Austen… Alívio! Lá está você com nossa pequena brunete!
Eduardo Bueno está muito parecido com o Stevenson. Serão parentes?
Vou colocar sua foto no Jane Austen em Português. Posso, né?
abraços, raquel
Querida Raquel, não deixaria de fotografá-la jamais! Pena que a minha foto não fez jus à obra (nem à obra de arte e muito menos à obra a literária de Jane). O desenho é tão valioso que é o único protegido por um vidro. Bjs!
Pingback: Retrato de Jane Austen no blog da L&PM | Jane Austen em Português